Oi, gente! Tudo bem com vocês? O post de hoje é de utilidade pública! Exagero à parte, percebo que muita gente tem dificuldade em escolher a cor de base correta para o seu tom de pele. Como falei da nova base cushion da O Boticário e da Matchmaster Compact, da Mac, resolvi escrever esse post para ajudar às pessoas a não errar na compra, mesmo se ela for realizada pela internet.
Para ficar mais didático e o post não ficar grande demais, resolvi dividi-lo em duas partes: hoje falarei sobre como e onde testar a base e a intensidade de tons de pele e, na sequência, sobre os subtons. Vamos começar?

A foto acima mostra de forma muito clara onde a gente deve testar a base, mesmo assim, não custa nada seguir esse passo a passo:
- escolha os tons que mais se assemelham à cor da sua pele
- coloque uma pequena quantidade das cores escolhidas no seu rosto, partindo da linha da mandíbula em direção ao pescoço, como mostra a figura
- espalhe bem os tons que você escolheu, para ter certeza de qual é o correto
- aplique a base de cor mais próxima à sua em todo o rosto
- tire fotos com e sem flash (para não correr o risco de pagar o mico como a Paula Fernandes)
- observe se a cor está em harmonia com o tom do seu corpo
- espere pelo menos 15 minutos para a base fundir com a sua pele e verifique se ela oxidou
- se puder, veja como a base fica na sua pele na luz natural
Se a cor da base lhe agradar depois de tudo isso, pode comprá-la! Colocando dessa forma parece que é um processo muito trabalhoso, mas, depois de um tempo, isso se torna automático. Muito pior é você comprar a base e quando chegar em casa perceber que a cor não serviu! Digo isso porque vejo muitas pessoas reclamarem da iluminação da maioria das lojas de maquiagem. Por esse motivo eu acho que é durante o dia que se deve provar bases e/ou corretivos. A luz natural é a nossa melhor aliada nesses momentos!
Agora vou lhes fazer uma pergunta: vocês sabem qual a intensidade do seu tom de pele? Isso pode ser muito útil, principalmente para quem costuma usar marcas internacionais e fazer compras em lojas virtuais. Para facilitar, vou usar o esquema de intensidade de tons de 3 marcas.
A Tarte, marca americana famosa pelos blushes e pela base de alta cobertura, classifica os tons de pele em nove intensidades, como vocês podem verificar na foto abaixo. Observando as amostras do BB Tinted e sabendo que a blogueira em questão é mais clara do que eu, detectei que minha intensidade de cor é fair/light.


A base Amazonian Clay, da qual falei anteriormente, possui 25 cores disponíveis. Para as pessoas com a intensidade fair/light são oferecidas 3 opções. Ficou bem mais fácil escolher, não é? A diferença entre elas está no subtom da base, que é o assunto do próximo post.
Quem adora maquiagem deve saber que a Make Up For Ever reformulou a sua base mais vendida; a HD. Agora ela se chama Ultra HD e promete um acabamento mais transparente e natural que a versão antiga. Para melhorar, a marca lançou a Ultra HD em formato stick, com 15 tons, para quem necessita de mais cobertura. O que mais me impressionou é que a gama de cores da base líquida ficou ainda maior, com 40 tons disponíveis!
Encontrei duas tabelas com as intensidades e os tons disponíveis em cada categoria. Nunca testei essa base, mas usando como referência a Cinthia Ferreira, do blog Makeup Atelier, diria que a cor Y225 ficaria ótima em mim!


Olhando para o mercado brasileiro, a maioria das marcas classifica a intensidade de tons em 3 ou 4 categorias (p. ex.: bege claro, bege médio e marrom). Quando fiz a pesquisa para esse post, descobri que a Contém 1g também possui uma tabelinha para ajudar os consumidores a escolher a cor de sua base. Vale dizer que você a encontra somente se buscar pela base Segunda Pele. A imagem abaixo deixa claro que a marca classifica os tons de pele em 3 intensidades. As cores atuais são um pouco diferentes das mostradas na segunda ilustração. Atualmente a Segunda Pele tem 12 opções de cores e 4 tons para cada grupo. Acredito que dê para usar essa tabela como referência nas outras bases da marca (foquem nos números, pois o nome das cores varia).


Finalmente, vamos à última dica desse post! Procure saber qual a sua cor na Mac, pois as blogueiras e youtubers sempre usam esse tom como referência quando falam sobre bases. Como não tem loja da Mac em todas as cidades do Brasil, espero que as próximas ilustrações ajudem vocês a descobrirem a sua cor!


Espero que esse post tenha esclarecido a maioria das dúvidas de vocês! Aguardem a segunda parte!
Bjs mil,
Lou.